quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Janela da Alma


O filme Janela da alma é um documentário onde são mostrados depoimentos de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência visual. Pessoas como o fotógrafo cego Eugen Bavcar, o cineasta Wim Wenders e o vereador Arnaldo Godoy,além de outros, tentam nos mostrar através de seus depoimentos as várias formas de se ver o mundo, mesmo que os olhos não possam enxergar.
Nos depoimentos cada um deles relata sua estória de vida e suas dificuldades , vivências e traumas relacionados à visão. Como no caso do fotógrafo Eugen Bavcar que produz belas fotos mesmo sendo cego. Ela conta com a ajuda de suas modelos pra que as fotos fiquem bem feitas. Ele fotografa com os olhos da alma.
O cineasta Wim Wenders usa óculos e diz que prefere usar óculos à lentes de contato, pois prefere enxergar tudo "enquadrado" e com as lentes de contato ele diz que veria demais.
O vereador Arnaldo Godoy ficou completamente cego na adolescência, oque não o impediu de conquistar um cargo importante em sua cidade e de constituir uma bela família. Ele relata no filme sobre a família, suas experiências com mulheres e como leva uma vida normal apesar da deficiência.
As lições que podemos tirar do filme são que nenhuma deficiência (seja física, visual ou mental) deve ser uma barreira pra nos impedir de realizarmos o que quizermos na vida. Podemos concluir também que enxergar pode ser até uma desvantagem para o processo de criação, pois diariamente somos bombardeados com milhares de imagens por toda parte que se vai o tempo todo. Isso nos impede de usarmos nossa imaginação e sensibilidade e criarmos nossas próprias imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário